4 dicas para melhorar a sua retenção de clientes

4-dicas-para-melhorar-a-sua-retencao

Muitas empresas direcionam os seus esforços para obter novos clientes e acabam deixando de lado o processo de retenção.

Ao gerar uma venda única e não utilizar isso para construir um relacionamento sólido com a pessoa que comprou, a empresa está deixando de lado uma série de benefícios como perda de vendas futuras e indicações.

Além disso, o custo de fidelização é bem menor do que o custo de aquisição, ou seja, criar ações para esse fim pode ter um impacto positivo nas finanças da empresa em todos os sentidos.

Visando melhorar a sua retenção de clientes, listamos algumas dicas para que a sua empresa realize isso de forma prática e funcional. Continue acompanhando o texto e confira!

1. Conhecer as necessidades dos clientes

Ao buscar entender quais são as necessidades do seu cliente e como atendê-lo de forma a apresentar uma solução completa, você mostra que não está vendo ele somente como mais um número e sim como alguém que tem importância para a sua empresa.

Criar estratégias para ouvir o que ele tem a dizer é uma prática que gera bastante resultado. Dentre elas, podemos citar um sistema pós-vendas eficiente, a interação nas redes sociais e um formulário de pesquisa em seu site para obter feedbacks.

Vale lembrar também que, além do custo financeiro envolvido na aquisição de produtos e serviços, o público também busca uma ótima experiência. Então, proporcionar isso é fundamental no processo de retenção.

2. Implantar estratégias de fidelização

Criar ações direcionadas para a fidelização de clientes é um passo importante para a geração de resultados em todas as empresas.

Uma das formas de manter o vínculo é oferecer conteúdo relevante. Seja por meio de blogs, redes sociais, vídeos ou e-mail marketing.

Ao proporcionar informações valiosas acerca de uma área de interesse do cliente, é natural que ele enxergue você como uma autoridade no assunto e busque conhecer mais sobre o seu trabalho, o que contribui para realizar novas vendas.

3. Ter um bom sistema de suporte

Nada é mais desagradável do que não ter um problema resolvido rapidamente. Isso pode ser, inclusive, prejudicial para as duas partes. Uma não vai ter uma experiência de compra agradável e a outra corre o risco de ter a sua imagem exposta de forma negativa.

Práticas simples como implantar um sistema de chat em seu site, plataformas de vendas que facilitem o gerenciamento dos pedidos e obter o máximo de informações de contato do seu cliente ajudam a criar um sistema de suporte que possa solucionar as demandas de forma eficiente.

4. Criar ações promocionais

Ações promocionais são uma ótima forma de retenção de clientes. Ao surpreender o público oferecendo brindes e descontos, por exemplo, você mostra que se preocupa em facilitar a vida dele.

Inclusive, isso pode ser feito de forma personalizada como na data de aniversário da pessoa ou no aniversário do estado ou cidade dela.

Esse tipo de ação ajuda a encantar o cliente, fazendo com ele naturalmente crie uma admiração pelo seu trabalho, o que é muito importante no processo de retenção de clientes.

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-lo em sua rede social favorita e ajudar outras pessoas a ficarem informadas? Contamos com o seu apoio para expandir o conhecimento!

Tags: , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *